O programa computacional de regionalização hidrológica
RH versão 4.1 é uma ferramenta eficaz em estudos hidrológicos.
A versão 4.1 corresponde praticamente a mesma versão anterior (RH4.0),
onde foi realizada uma pequena adequação no aplicativo objetivando ajustar ao
layout dos arquivos das séries históricas das estações fluvio-pluviométricas,
no formato "txt", disponibilizadas no HidroWeb da Agência Nacional de
Águas - ANA.
Possibilita obter as variáveis hidrológicas básicas como vazões mínimas, máximas, médias de longo período, curvas de permanência e de regularização de reservatórios, de forma simples e rápida em base científico-tecnológica, consoante com a agilidade que as decisões, no âmbito da administração dos recursos hídricos, requerem.
Representa a experiência adquirida nos estudos de regionalização hidrológica realizados nas regiões hidrográficas mineiras, além de outras, fora do Estado, no âmbito do programa de pesquisa e desenvolvimento denominado HIDROTEC, entre 1992 e 2007 (15 anos). Tem sido utilizado como apoio a planos diretores de recursos hídricos, em várias bacias hidrográficas do País, como também utilizado internacionalmente pela empresa espanhola EPTISA.
Foi desenvolvido com técnicas avançadas de processamento baseadas em sistemas inteligentes, para se obter avaliações rápidas e precisas sobre os recursos hídricos superficiais de uma região hidrográfica. Sua estrutura possibilita ao usuário selecionar o procedimento enquanto o programa apresenta a metodologia que será utilizada, executa a função pré-determinada, gera os relatórios de resultados, exibindo-os simultaneamente na tela. O RH4.1 é um programa computacional de domínio público gratuitamente distribuído nesse website.
Já é cadastrado?