Analisando-se as contribuições das vazões médias de longo período dos afluentes principais das sub-bacias do rio Paranaíba, representadas graficamente nas Figuras 1 e 2, observa-se que o maior afluente é o rio Araguarí, responsável por cerca de 28,67% da vazão, enquanto o menor, corresponde ao córrego da Formiga, apresentando uma contribuição da ordem de 0,57% da vazão dos afluentes da região hidrográfica estudada. A vazão média de longo período estimada na região hidrográfica do rio Paranaíba em território mineiro é de 1021 m3/s.
Na Figura 3 observa-se a ponte Estelita Campos sobre o rio Paranaíba (BR-050) localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás e na Figura 4 a ponte sobre o rio Araguari, também na BR-050, entre os municípios de Uberlândia e Araguari.
Na Figura 5 estão apresentadas as localizações dos 20 afluentes principais e suas respectivas áreas de drenagem. É importante ressaltar que nos valores estimados das vazões das sub-bacias do rio Paranaíba estão inseridos as contribuições geradas na área de drenagem da bacia do rio Verde (6,73 m3/s), localizada no estado de Goiás.
Figura 1 - Contribuição nominal |
Figura 2 - Contribuição percentual |
Figura 3 - Rio Paranaíba. Ponte Estelita Campos na BR-050, divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás. |
Figura 4 - Rio Araguari. Ponte na BR-050 entre os municípios de Uberlândia e Araguari. |
Figura 5 - Localização dos afluentes
principais |